Arcano 1: O MAGO ou O HIEROFANTE, no ato de criar, de exercer a Magna Obra. No tarot de Marselha: O MAGO ou O O mago está de pé em atitude de exercer o poder da vontade no momento de atuar, de criar. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Álef (א), primeira do alfabeto hebreu. Sefirote cabalístico: Kéther Interpretação Segundo a tradição antiga, representa a Unidade, o Princípio da Luz, o Pai, o mundo como manifestação, o homem como unidade vivente. Manifestação física Tende à ordenação dos elementos da natureza e ao controle das forças em ação, e dá capacidade para comprar e vender, criar, formar e utilizar. Máxima aplicável “Sê em tuas obras como és em teus pensamentos.” Predição Promete domínio dos obstáculos materiais. Novas relações sociais. O concurso de amigos fiéis que ajudam no desenvolvimento dos projetos, e amigos ciumentos que os obstaculizam.
Arcano 2: A PORTA DO SANTUÁRIO OU A SACERDOTISA no ato de exercer seu bendito sacerdócio. Aqui temos a Ciência Oculta representada por uma mulher majestosa sentada entre as duas colunas do templo. Estas colunas representam o bem e o mal. A sacerdotisa está mais além do bem e do mal. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Bet (ב). Sefirote cabalístico: Chokmah (Hhokmá / hh= “j” do espanhol). Interpretação Segundo a tradição antiga, representa a substância divina, o princípio que plasma, a Mãe. Manifestação física Tende à fusão dos desejos, à afinidade química, à relação dos sexos, ao comércio, ao intercâmbio, à dualidade e à duplicidade. Máxima aplicável “O vento e as ondas andam sempre a favor de quem sabe navegar.” Predição Prediz atrações e repulsões. Perdas e ganhos. Subidas e descidas.
Arcano 3: ÍSIS-URANIA ou A IMPERATRIZ no ato de fazer manifesta sua grande potestade. É certamente Ísis (tem seus atributos) e não Íris, como aparece (errata) na estampa original. Simboliza a antiga idéia da Mãe Natureza, comum a todas as culturas. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Guímel (ג). Sefirote cabalístico: Binah (Biná) Interpretação Segundo a tradição antiga, representa a natureza divina, o organismo em função, a conjunção de forças que tendem ao mesmo fim. Manifestação física Inclina-se à expansão, multiplicação e concretização das idéias, desejos e atos que expressam a vida interior. Máxima aplicável “Teu tear está tecendo, tecidos para teu uso, e tecidos que não tens de usar.” Predição Prediz ideação e produção. Riquezas e abundância de bens materiais. Obstáculos a vencer, e satisfações à medida que se vão vencendo.
Arcano 4: A PEDRA CÚBICA ou O IMPERADOR no próprio ato de reger seus domínios. Aqui vemos um homem que leva um elmo na cabeça, emblema da conquista, que se ratifica no cubo sobre o qual está sentado, pois é o símbolo do trabalho que chegou ao seu final. A pedra cúbica está polida. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Dálet (ד). Sefirote cabalístico: Chesed (Hhésed / hh= “j” do espanhol). Interpretação Segundo a tradição antiga, representa a realidade inteligível e a realidade tangível. Manifestação física Tende à realização das coisas materiais, a cristalização do esforço e a obtenção do poder. Máxima aplicável “Dá bênção ao trabalho de tuas mãos, e no trabalho do pensamento, põe coração.” Predição Prediz conquistas materiais e alicerce para mais altas empresas. Resultados favoráveis no esforço investido, e condições penosas para alcançá-los. As amizades são simultaneamente ajuda e obstáculo.
Arcano 5: O SENHOR DOS ARCANOS ou O JERARCA no ato de conceder a graça de seu ministério. O Sumo Sacerdote de Ísis está aqui representado, sentado entre as colunas do santuário. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Héi (ה). Sefirote cabalístico: Geburah (Gueburá) Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio da luz divina, a luz que vivifica a religião universal, a iniciação nos sagrados ritos. Manifestação física Tende a dar direção e controle às forças naturais, conceder liberdade dentro da disciplina e outorgar eficácia aos processos orgânicos. Máxima aplicável “De tê-lo ouvido te havia escutado; más agora meus olhos te veem e meu coração te sente.” Predição Prediz liberdade e restrições. Novas experiências. Amores e namoricos.
Arcano 6: OS DOIS CAMINHOS ou A INDECISÃO no ato de escolher entre dois caminhos. Aqui se vê o discípulo ou neófito vacilando entre dois caminhos, cada um dos quais é assinalado por uma mulher, que simbolizam: a de sua direita a Virtude, e a de sua esquerda o Vício. simbologia Está relacionado com a letra hebraica Vav (ו). Sefirote cabalístico: Tiphereth (Tiféret) Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do Verbo como causa eficiente, o conhecimento do Bem e do Mal, a Lei Natural, o vício e a virtude como elementos de ação transcendente. Manifestação física Tende à determinação de conduta, ao matrimônio ou ao celibato, à abstenção nas inclinações do apetite ou ao desfrute sem restrição de seus gozos. Máxima aplicável “Trabalhos me dás, Senhor, mas com eles, fortaleza.” Predição Prediz privilégios e deveres nas relações dos sexos. Antagonismo de forças, separações e divórcios. Posse do que se persegue.
Arcano 7 O CARRO DE OSÍRIS ou O TRIUNFO no ato de evidenciar sua dupla natureza. Aqui temos um guerreiro montado em um carro cúbico, sobre o qual quatro colunas sustentam um estrado estrelado. Estas colunas simbolizam os quatro elementos, enquanto que o carro cúbico significa que o anelo do guerreiro se realizou por meio de sua vontade, conquistando cada obstáculo. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Záyin (ז). Sefirote cabalítsico: Netzach (Netzá) Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o espírito feito forma, a razão do propósito e o poder que permite realizá-lo. Manifestação física Tende a inspirar desejos e impulsos de superação, criar contrastes entre o mundo interior e o externo e determinar vacilações e resoluções, as primeiras deprimentes, as segundas afortunadas. Máxima aplicável “Quando a ciência entrar em teu coração, e a sabedoria for doce a tua alma, pede e te será dado.” Predição Prediz poder magnético ou hipnótico. Também justiça e reparações. Grande triunfo.
Arcano 8: A ESPADA E A BALANÇA ou A JUSTIÇA no ato de conhecer e sentenciar com razão e retidão. Sustenta a espada na mão e a balança na outra. Ela julga e castiga. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Het (*Hhet ח). Sefirote cabalístico: Hod (*Hhod / *hh= “j” do espanhol). Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio da existência elemental, a repartição em equidade, a consciência como manancial de conhecimento. Manifestação física Tende à evolução e à involução, à atração e à repulsão, ao que é grato e ingrato simultaneamente. Máxima aplicável “Edifica um altar em teu coração, mas não faças de teu coração um altar.” Predição Prediz retribuições e restituições. Castigos e recompensas. Contendas.
Arcano 9: A LÂMPADA COM VÉU ou O EREMITA no ato de iluminar seu mundo interior, seu microcosmos. Um ancião —símbolo da sabedoria— sustenta uma lâmpada acesa que cobre com seu manto, como um signo de discrição. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Tet (ט). Sefirote cabalístico: Jesod (Yesod). Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do amor como ato puro, o elemento de conservação e renovação, o gênio protetor, a prudência. Manifestação física Tende ao desenvolvimento molecular, a culminação de tudo o que é anterior, o ornato da obra concluída e a ascensão a planos mais elevados. Máxima aplicável “Sobe ao monte e contempla a terra prometida; mas não te digo que entrarás nela.” Predição Prediz força. Sabedoria. Experiência duramente conquistada.
Arcano 10: A ESFINGE ou A RETRIBUIÇÃO em sua obra remuneradora. No tarot de Marselha: A RODA ou A RODA DA FORTUNA. Aqui temos o desenho mais antigo da Roda do Destino girando sobre seu eixo. Por um lado vemos o Deus Ke-Ptah, o Espírito do Bem, o “Mestre construtor”. No outro lado, Tifão Bafometo, o Espírito do Mal, que está a ponto de ser arrojado da roda enquanto o Espírito do Bem se eleva. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Yod (י). Sefirote cabalístico: Malkuth (Malhhút / hh= “j” do espanhol). Horário: Primeira Hora de Apolônio. “Estudo transcendental do Ocultismo”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do Verbo plasmado, a ordem e a necessidade de sua existência, a periodicidade, o Karma, causa e efeito. Manifestação física tende à ação e à reação, à aplicação do moral ao material, à confrontação dos deveres adiados, não cumpridos. Máxima aplicável “Custoso é o saber que compras com a experiência, e mais custoso é o que te falta por comprar.” Predição Prediz boa e má fortuna. Elevações e descidas. Posses legítimas e posses duvidosas.
Arcano 11 O LEÃO DOMADO ou A PERSUASÃO, no ato tranqüilo de persuadir. Vemos aqui uma jovem donzela abrindo e fechando sem esforço a boca de um leão. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Kaf (כ). Horário: Segunda Hora de Apolônio – “Os abismos do fogo e as virtudes astrais formam um círculo através dos dragões e do fogo”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o esforço do ânimo, os atos reflexos, o poder moral, o que há de superior no homem. Manifestação física Tende ao domínio das baixas paixões, a conservação da própria integridade moral, a criação de elementos materiais por meio da fé. Máxima aplicável “Gozoso na esperança, sofrido na tribulação, sê constante na oração”. Predição Prediz Vitalidade. Resignação para superar as contrariedades. Controle da direção ou objetivo que se persegue...
Arcano 12: O SACRIFÍCIO ou O APOSTOLADO no ato de consumar sua sagrada missão. No tarot de Marselha: O PENDURADO. Um homem pendurado por um pé em uma força estendida sobre dois troncos de duas árvores, cujos doze ramos foram cortados. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Lámed (ל). Horário: Terceira Hora de Apolônio – “As serpentes, os cães e o fogo”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do movimento expansivo, a consumação do sacrifício voluntário, o altruísmo como força criadora. Manifestação física Tende à reversão dos valores, a insipidez do material produzido pelo predomínio do moral, a abnegação como força expansiva. Máxima aplicável “Ainda que o sol te fatigue de dia, e a lua te aflija de noite, não leves teu pé ao escorregador, nem durmas quando monta guarda.” Predição Prediz: Contrariedades. Angústias. Quedas. Posição perdida de repente.
Arcano 13: O ESQUELETO COM GADANHA, ESQUELETO COLHENDO ou A IMORTALIDADE no ato de renovar a vida. No tarot de Marselha: A MORTE. Um esqueleto armado com uma gadanha simboliza a morte, que ceifa os seres humanos, cujas cabeças, pés e mãos constantemente nascem de novo. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Mem (מ). Horário: Quarta Hora de Apolônio – “O neófito vagará de noite entre os sepulcros, experimentará o horror das visões, se entregará à magia e à goécia Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio de concepção, ato de plasmar, renovação, renascimento, pelo qual se transmutam alquimicamente uns elementos em outros e o homem se prolonga em suas obras. Manifestação física Tende aos processos que favorecem a letargia, a sonolência, a petrificação, o que perece para renascer em distinta forma. Máxima aplicável “A noite passou e chegou o novo dia. Veste, pois, as armas da luz.” Predição Prediz: Desenganos. Negativas no que se solicita. Morte de afetos.
Arcano 14: AS DUAS URNAS ou A TEMPERANÇA no ato de combinar as virtudes. Uma figura que representa Rá, o Sol —o Logos Solar, diriam os platônicos— está transferindo de um cálice de ouro a um cálice de prata as forças elementais da natureza. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Nun (נ). Horário: Quinta Hora de Apolônio – “As águas superiores do céu”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa a afinidade dos opostos, a reversibilidade dos elementos, a misericórdia em seu labor de dar às coisas a justa proporção. Manifestação física Tende a regular as relações dos sexos, o equilíbrio da força vital, a frugalidade, a castidade, o que modera as emoções e resiste às paixões. Máxima aplicável “Não sejas como palha diante do vento, nem como vento diante da palha.” Predição Prediz amizades. Amores devotos. Mas também pode ter amores traiçoeiros.
Arcano 15: TIFÃO ou A PAIXÃO no ato de emanar seus eflúvios potenciais. Este é o espírito do Mal, da Fatalidade e do Caos. Aos seus pés há dois homens com cabeças de cabra e correntes ao redor de seus pescoços, simbolizando àqueles seres a quem o vício derruba mais abaixo do que a besta. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Sámej (Sámehh / hh= “j” do espanhol) (ס). Horário: Sexta Hora de Apolônio – “Aqui é necessário manter-se quieto, imóvel, por causa do temor”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o atrativo do mistério, o fogo criador. Manifestação física Tende aos processos da geração, aos desejos intensos, à malícia, à discórdia, ao temor e à cólera, ao fogo e à água que o apaga. Máxima aplicável “Fizeram-me guarda de vinhas, e minha vinha, que era minha, não guardei.” Predição Prediz controvérsias. Paixões. Fatalidades.
Arcano 16: A TORRE FULMINADA PELO RAIO ou A FRAGILIDADE no ato de consumar os desígnios da Divina Providência. Vemos aqui uma pirâmide cujo pináculo é destruído por um raio, derrubando os homens, um deles com uma coroa na cabeça. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Áyin (ע). Horário: Sétima Hora de Apolônio – “O Fogo reconforta os seres inanimados, e se algum Sacerdote, Homem suficientemente purificado, o rouba e logo o projeta, se o mistura ao Óleo Santo e o consagra, conseguirá curar todas as enfermidades apenas aplicando-o na parte afetada”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do inescrutável, do temporal, do perecedouro como causa determinante da evolução dos seres e coisas. Manifestação física Tende aos processos aflitivos, o rigor, a severidade, o que de alguma forma desperta os poderes latentes e desvanece os sonhos por valores temporais. Máxima aplicável “Luz do amanhecer, luz de meio-dia, luz do entardecer: o que importa é que seja luz.” Predição Prediz acidentes imprevistos. Mortes. Necessidades.
Arcano 17: A ESTRELA DO MAGO ou A ESPERANÇA no ato de transmutar os elementos primordiais. Olhamos uma donzela desnuda com um pé sobre o mar e outro pé sobre a terra. Sustenta duas taças das quais fluem a Bondade e a Caridade, o bálsamo que alivia o sofrimento humano. Em cima da jovem brilha uma estrela de oito pontas, um duplo símbolo do Universo e da divina Trindade. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Pe (פ). Horário: Oitava Hora de Apolônio – “As virtudes astrais dos elementos, das sementes de todo gênero”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do verbo no ato, a imortalidade da existência, a força criadora da fé, e sua irmã a Esperança. Manifestação física Tende aos processos que alimentam o otimismo, as expectativas, a genialidade, a caridade e tudo o que fortalece o ânimo ainda que traga privações. Máxima aplicável “Uns homens pedem sinais para crerem, e outros pedem sabedoria para trabalhar; mas o coração esperançado tem tudo em sua esperança.” Predição Prediz intuição. Nascimentos. Aborrecimentos e reconciliações.
Arcano 18: O CREPÚSCULO no ato de manifestar o poder mágico da contrastante luz. Duas pirâmides se encontram à beira de um caminho; frente a elas dois cachorros uivam para a lua; a seguir se vê um escorpião. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Tzadí (צ). Horário: Nona Hora de Apolônio – “Aqui nada terminou ainda.” Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio da força do magnetismo, o clamor que inquire, a emanação que fascina, a potestade de encantamento. Manifestação física Tende aos processos vinculados à manifestação dos poderes ocultos, a ação das forças sutis, o que exige deliberação sem alcançar resolução. Máxima aplicável “Seja tua caridade celeiro inesgotável, e tua paciência não menos inesgotável que tua caridade.” Predição Anuncia perigos ocultos. Confusão. Instabilidade.
Arcano 19: A LUZ DESLUMBRANTE ou A INSPIRAÇÃO no ato de espargir suas emanações. Sob um sol radiante, um jovem e uma donzela dão-se as mãos dentro de um círculo de flores. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Kof (ק). Horário: Décima Hora de Apolônio – “As portas do céu se abrem e o homem sai de sua letargia Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do fogo criador, a nutrição da natureza, a sucessão dos atos. Manifestação física Tende aos processos que facilitam a união do elemento masculino e feminino, a materialização das ideias em atos. Máxima aplicável “Toma o escudo de tua fé e avança com passo decidido, quer seja a favor do vento ou contra todos os ventos.” Predição Prediz êxito nos esforços. Aumento de poder. Fama.
Arcano 20: A RESSURREIÇÃO no ato de despertar a espiritualidade. Um gênio toca uma trombeta em cima de um sarcófago, e simboliza o Juízo Final dos Mortos. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Resh (ר). Horário: Décima Primeira Hora de Apolônio – “Os anjos, os querubins e os serafins voam com sussurro de asas; há regozijo no céu, desperta a Terra e o Sol que surge de Adão”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa a deliberação, a opinião, a decisão. Manifestação física Tende aos processos que estabelecem uma correspondência harmônica entre a subconsciência e a consciência, entre o moral e o material, entre o que sentimos, pensamos e obramos. Máxima aplicável “Flor na macieira, fruto na vinha, semeado na maturidade.” Predição Prediz iniciativas afortunadas. Trabalho. Ganho.
Arcano 21: A COROA DOS MAGOS ou A TRANSMUTAÇÃO no ato de transmutar. Temos diante de nós uma coroa feita de flores de lótus. Em cada um dos quatro ângulos se encontra uma cabeça, respectivamente: a de um leão, de um homem, de uma águia e de um touro. Debaixo da coroa há uma jovem ajoelhada que representa a Religião. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Shin (ש). Horário: Décima Segunda Hora de Apolônio – “As Torres do fogo inquietam”. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio do Verbo em sua tripla função de poder criador, renovador e conservador, a matriz cosmogônica em parto. Manifestação física Tende aos processos que favorecem o estímulo, as inspirações acertadas, o trabalho remunerador. Máxima aplicável “Sai o sol, e põe-se o sol, e outra vez volta a seu lugar onde torna a nascer.” Predição Prediz longa vida. Também heranças. Vitórias e distinções.
Arcano 22: O CROCODILO ou O REGRESSO como ação de reintegração. Esta imagem, que frequentemente tem se chamado o Ateu, ou o Tonto, ou o Louco, representa um cego com uma bolsa de cada lado do ombro e um bastão na mão, caminhando para um obelisco roto, jogado ao solo e detrás do qual — com sua enorme boca aberta— um crocodilo o espera. Simbologia Está relacionado com a letra hebraica Tav (ת). Horário: Existe uma Hora Treze, que é a da Liberação. Interpretação Segundo a tradição antiga, representa o princípio da luz que vivifica, o calor vivente. Neste Arcano, o perigo é indicado com precisão pelo crocodilo. Manifestação física Tende aos processos que favorecem a imprudência, a extravagância, o delírio, a vaidade, o desenfreio das paixões em busca de sua gratificação. Máxima aplicável “Em seu segredo não entre minha alma, nem em seu porto meu navio.” Predição Prediz privação de algo que atualmente se desfruta. Também pode haver ofuscação ao tratar de conseguir o que se quer. Pode anunciar ruína no que mais nos envaidece.